quinta-feira, 7 de março de 2024

Encontro Multicultural

Semana Concelhia da Leitura

Leitura…Espaço de Liberdade

Ao longo de algumas semanas, a professora bibliotecária reuniu-se com o Yuri, do 12TSI e o Rafael, do 11TDS (outros como o Karel, o Santiago, o Arthur e a Layla também deram o seu contributo) a fim de preparar o segundo encontro multicultural. Pretendia-se, para além de juntar colegas oriundos de diferentes países, criar um Clube Multicultural que permita promover as diferentes culturas e tradições que convivem diariamente na nossa escola. Os alunos trouxeram um prato característico do seu país e partilharam, com a professora bibliotecária, uma história tradicional.
Neste segundo encontro, tivemos alunos do Brasil, Angola, China, Eritreia, Colômbia, Afeganistão, Costa Rica, Cuba, Argentina, Índia, Turquia e Vietname. Embora longe de alcançar todas as nacionalidades, foi já possível juntar um grupo muito simpático, que pôde conhecer-se melhor, conviver e partilhar momentos sobre as suas tradições gastronómicas. No encontro, estiveram presentes um grupo de alunas portuguesas por entendermos ser uma parte importante do processo de integração dos colegas.
Para além do lanche-convívio, os alunos puderam usufruir da música ao vivo, da responsabilidade do Yuri, do Santiago e dos “técnicos”, Karel e Rafael.
Um encontro que se repetirá para que o clube cresça e a integração seja plena. Juntos na diversidade, mais ricos na diferença! Isto é…LIBERDADE!



Sem comentários:

Enviar um comentário