sexta-feira, 15 de março de 2024

Encontro com Maria do Rosário Pedreira

No dia 13 de março recebemos a editora, escritora, poetisa e letrista portuguesa, Maria do Rosário Pedreira, que esteve em Guimarães no âmbito do Festival Húmus.
Assistiram à palestra as turmas 11LH3, 11LH4 e 11CT5, com os professores David Martins, Paula Sofia e Teresa Moutinho. Em tempo de comemorar 50 anos de Abril, o discurso de Maria do Rosário foi importantíssimo, já que se centrou numa das nossas grandes preocupações: a Leitura! Ler permite-nos libertar a nossa imaginação, viajar por mundos desconhecidos, mas também influencia a nossa perceção do mundo, a nossa posição na sociedade, dá-nos armas para nos fazermos ouvir num espaço cada vez mais massificado, estilizado, onde o “coletivo” se impõe em detrimento do “pessoal”. Vivermos em sociedade significa sabermos respeitar os outros, interagir…e também, fazermo-nos ouvir, sabermos defender as nossas ideias e isso cultiva-se com o estudo e, sem dúvida, com leitura!
Os alunos puderam questionar Maria do Rosário sobre as suas obras e a sua profissão enquanto editora, tendo as respostas sido sempre muito claras e esclarecedoras.
A construção do nosso futuro depende de jovens ativos e (in)formados e acreditamos que estes testemunhos são extremamente enriquecedores.


Sem comentários:

Enviar um comentário