segunda-feira, 20 de março de 2023

"Anti Bullying Animated Short Film Project"

 



    

Anti Bullying Animated Short Film Project

"Eu acho que o tema referido na curta que vimos é mais preocupante do que parece. Na minha opinião a temática abordada em ´´Anti Bullying Animated Short Film Project`` é um problema grave e realista que acontece no dia a dia e pode estar a acontecer agora. 

 As pessoas que passam por esse mau bocado geralmente acabam com traumas, problemas psicológicos e, por vezes, suicidam-se. As que sobrevivem, nunca mais são as mesmas porque reprimem o sofrimento dentro de si, alterando, inconscientemente, a sua personalidade. Mesmo que um dia passem por terapias e outros meios de ajuda nunca mais são os mesmos.

 Já ouvi uma frase do género ´´Pessoas confusas magoam pessoas incríveis´´, ou seja, a pessoa incrível acaba por se tornar uma pessoa magoada e, consequentemente, confusa, criando assim um ciclo que, muitas vezes, acaba com uma das pessoas magoadas a cometer suicídio.

Geralmente, os motivos pelos quais o agressor pratica bullying com a vítima ou as vítimas são bizarramente estúpidos, por exemplo, julgar a aparência, como se alguém escolhesse como nasce, o estilo, sexualidade ou até mesmo a personalidade, como se fossemos obrigados a adaptarmo-nos a cada pessoa ou local. Nós temos de ser nós mesmos, livres de preconceito e julgamentos."

                                                                                                            José Afonso, 10TDS

    "Na minha opinião, a curta é importante porque mostra como é que uma pessoa que é vítima de bullying se sente e mostra que essas atitudes magoam as pessoas e que pode, muitas vezes, levar a atitudes preocupantes como a perda de vontade de ir à escola, falta de vontade para fazer as atividades e, muitas vezes, leva ao suicídio.

Algumas estratégias a que podemos recorrer para combater o Bullying são, por exemplo, estarmos atentos e, caso verifiquemos que se trata de um caso de bullying, devemos denunciar, conversar com o agressor e fazê-lo ver que está a praticar uma atitude errada, que pode magoar o colega. Podemos, ainda, falar com os pais, professores e os responsáveis pela escola. O Bullying é uma situação grave que cada vez acontece mais e devemos tentar eliminá-lo para que a escola se torne, cada vez mais, num um lugar seguro e melhor."

                                                                                                                                                                                                                                                                          Jorge, 10ºTDS 

"Após o visionamento da curta, pude perceber que o bullying acontece quando as pessoas são agredidas fisicamente ou até ameaçadas por alguém visto como “líder” ou um grupo de pessoas. Em algumas situações, uma pessoa que sofre de bullying fica com certos traumas. Quando as vítimas de bullying ficam com medo do agressor, pensam em mudar de escola e tentam não frequentar os sítios que o seu agressor frequenta, pois ficam com receio de sofrer bullying mais uma vez. Por vezes, há pessoas que pensam em cometer suicídio, pois sofrem muito com isso e, na sua mente, essa é a única solução para deixarem de sofrer.

Podemos prevenir o suicídio alertando os nossos filhos, amigos e outras pessoas que estão à nossa volta, mostrando-lhes que isso não é correto, e alertando para o que devem fazer se sofrerem uma situação de bullying. Conseguimos dar fim a esse problema falando com os pais, denunciando à direção da escola ou até mesmo à polícia, fazendo com que eles arranjem maneira de o parar, já que a prática de bullying é crime."

                                                                                                                      Patrícia, 10TDS

Eu e a minha turma vimos uma curta sobre o Bullying e pudemos constatar que, as pequenas provocações que normalmente são feitas repetidamente, como comentários pequenos, porém, ofensivos podem-se tornar rapidamente numa rotina e transformar-se em Bullying verbal. As vítimas que são “escolhidas” pelos Bullies são as pessoas mais sensíveis, e se não se conseguirem defender por causa dos comentários ou por vergonha poderão vir a ter problemas de autoestima ou mesmo depressão.

Um indício de intimidação física é o facto de a vítima seguir caminhos diferentes de ir para a escola, pois tem medo de se encontrar com alguém mais forte que lhe possa fazer mal. Estas pessoas vivem em constante stress, pois a qualquer momento podem ser surpreendidas.

O suicídio pode ser prevenido se os pais estiverem mais atentos ao que se passa na escola e derem melhor educação aos seus filhos.

Seja físico, verbal ou virtual, o bullying pode e deve cessar, pois para além de tudo é mais frequente em crianças na fase de aprendizagem, logo mais vulneráveis e que ainda nem são responsáveis por si mesmas e isso pode afetá-las e traumatizá-las para a vida toda.

                                                                                                                                   Letícia, 10TDS

"No meu ponto de vista, é essencial denunciar qualquer tipo de bullying, porque as consequências podem ser sempre muito graves, levando, muitas vezes, as vítimas à automutilação ou até mesmo ao suicídio. Por esse motivo, eu acho que é necessário sensibilizar a sociedade sobre esse assunto tão importante que tem vindo a acontecer com muita frequência no meio escolar."

                                                                                                                        Isabela, 10TDS

"Na minha opinião a curta metragem sobre o bullying é um sinal evidente de provocação, que se transforma em Bullying, quando é feita repetidamente.

O suicídio pode ser prevenido através da Educação e da sensibilização do público, seja físico, verbal ou virtual; o bullying pode e deve cessar."

                                                                                                                        Afonso, 10TDS

Sem comentários:

Enviar um comentário