sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

SORRISOS DE PAPEL


“Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar.” 
                                                                                                                                                 Charles Dickens

O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda juntou-se, uma vez mais, à iniciativa promovida pela Sol sem Fronteiras, uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) nascida em 1993, cujo objetivo global é promover os ideais da fraternidade e da solidariedade entre povos e particularmente entre jovens de países diferentes.
É já o terceiro ano que participamos na campanha solidária intitulada Sorrisos de Papel. E como funcionam estes sorrisos? Os jovens adquirem um postal da Sol Sem Fronteiras, onde redigem uma mensagem de Natal destinada a um utente de uma Instituição de Solidariedade Social. Os jovens entregam presencialmente esses postais, reforçando-se, deste modo, laços de fraternidade intergeracionais. Uma experiência marcante para todos os envolvidos. Os jovens chegam felizes, de “coração cheio”, por entregarem os seus postais e lerem as suas mensagens natalícias.
O valor angariado com a venda dos postais tem já um destino, igualmente nobre: contribuir para o projeto de “Aprendizagem Inclusiva” em Contuboel (Guiné-Bissau), onde estudam 300 crianças.
Este ano, foram entregues 213 postais, entre a Casa de Repouso de S. Paio (Antigo Hospital), o Centro de Solidariedade Humana Professor Emídio Guerreiro, a Fraterna-centro De Comunicação E Solidariedade Social e A Venerável Ordem Terceira de S. Domingos (Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A estas instituições dirigiram-se jovens dos diferentes ciclos de ensino pertencentes ao agrupamento, desde o 1º ciclo ao ensino secundário. Fica o agradecimento às instituições que nos receberam, à Associação de Pais e Encarregados de Educação de EB1 da Pegada, aos professores que colaboraram ativamente com a biblioteca escolar da escola sede e, em particular, aos nossos alunos que mostraram ser sensíveis a este encontro de gerações e que levaram a sua alegria e simpatia aos locais visitados. Um FELIZ Natal para TODOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário