domingo, 17 de março de 2024

Visita ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

 Ciência da Escrita

O projeto “Ciência da Escrita” envolve as turmas do 10º ano de Línguas e Humanidades do 10º ano. Após a visita à Casa da Memória, integrada na disciplina de Geografia, foi, agora, o momento da História, e da visita ao Arquivo Municipal. Assim, no dia 14 de março deslocaram-se a esse espaço as turmas 10LH1, 10LH2 e 10LH3, acompanhados da professora bibliotecária, Manuela Paredes, e dos professores, Sandra Bernardino, Vítor Leite e Raquel Teixeira (que acompanhou a turma 10LH4, no dia 15).

Esta visita vem complementar a leitura de forais e outros documentos históricos sobre a nossa cidade, realizada na disciplina de História, possibilitando aos alunos o contacto com documentos autênticos. Para além disso, sensibilizou os alunos quer para o trabalho aí realizado, quer para a importância da história dos documentos, da sua conservação e a salvaguarda do património material e imaterial da nossa cidade.

As turmas puderam, então, conhecer a história do Arquivo, até à localização atual, num palacete do séc. XVII. A visita contemplou todos os espaços, desde a Sala de Exposições, outrora uma capela, o depósito, a sala de higienização, o espaço de digitalização dos documentos para preservação e consulta online e a sala onde se encontram expostos alguns documentos autênticos, onde os alunos puderam consultar o mapa da cidade, cartas quirográficas, Tábuas de Cânones, pergaminhos, a Carta de D. Maria II a conceder a Guimarães o título de cidade, entre muitos outros documentos históricos.

Uma visita à história da nossa cidade, através de um património que é preciso conhecer e preservar.










sexta-feira, 15 de março de 2024

Encontro com Maria do Rosário Pedreira

No dia 13 de março recebemos a editora, escritora, poetisa e letrista portuguesa, Maria do Rosário Pedreira, que esteve em Guimarães no âmbito do Festival Húmus.
Assistiram à palestra as turmas 11LH3, 11LH4 e 11CT5, com os professores David Martins, Paula Sofia e Teresa Moutinho. Em tempo de comemorar 50 anos de Abril, o discurso de Maria do Rosário foi importantíssimo, já que se centrou numa das nossas grandes preocupações: a Leitura! Ler permite-nos libertar a nossa imaginação, viajar por mundos desconhecidos, mas também influencia a nossa perceção do mundo, a nossa posição na sociedade, dá-nos armas para nos fazermos ouvir num espaço cada vez mais massificado, estilizado, onde o “coletivo” se impõe em detrimento do “pessoal”. Vivermos em sociedade significa sabermos respeitar os outros, interagir…e também, fazermo-nos ouvir, sabermos defender as nossas ideias e isso cultiva-se com o estudo e, sem dúvida, com leitura!
Os alunos puderam questionar Maria do Rosário sobre as suas obras e a sua profissão enquanto editora, tendo as respostas sido sempre muito claras e esclarecedoras.
A construção do nosso futuro depende de jovens ativos e (in)formados e acreditamos que estes testemunhos são extremamente enriquecedores.


sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia da Mulher

Um poema de Sophia de Mello Breyner dedicado a todas as MULHERES, num dia que é o seu.

O mar dos meus olhos
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma
Sophia de Mello Breyner Andresen

quinta-feira, 7 de março de 2024

Encontro Multicultural

Semana Concelhia da Leitura

Leitura…Espaço de Liberdade

Ao longo de algumas semanas, a professora bibliotecária reuniu-se com o Yuri, do 12TSI e o Rafael, do 11TDS (outros como o Karel, o Santiago, o Arthur e a Layla também deram o seu contributo) a fim de preparar o segundo encontro multicultural. Pretendia-se, para além de juntar colegas oriundos de diferentes países, criar um Clube Multicultural que permita promover as diferentes culturas e tradições que convivem diariamente na nossa escola. Os alunos trouxeram um prato característico do seu país e partilharam, com a professora bibliotecária, uma história tradicional.
Neste segundo encontro, tivemos alunos do Brasil, Angola, China, Eritreia, Colômbia, Afeganistão, Costa Rica, Cuba, Argentina, Índia, Turquia e Vietname. Embora longe de alcançar todas as nacionalidades, foi já possível juntar um grupo muito simpático, que pôde conhecer-se melhor, conviver e partilhar momentos sobre as suas tradições gastronómicas. No encontro, estiveram presentes um grupo de alunas portuguesas por entendermos ser uma parte importante do processo de integração dos colegas.
Para além do lanche-convívio, os alunos puderam usufruir da música ao vivo, da responsabilidade do Yuri, do Santiago e dos “técnicos”, Karel e Rafael.
Um encontro que se repetirá para que o clube cresça e a integração seja plena. Juntos na diversidade, mais ricos na diferença! Isto é…LIBERDADE!



quarta-feira, 6 de março de 2024

Encontro com Daniel Malhadas

 Semana Concelhia da Leitura

Leitura…espaço de Liberdade

No dia 5 de março, recebemos o jovem escritor, Daniel Malhadas, um jovem engenheiro informático que soube transmitir a sua paixão pelas ciências humanas, quer no seu discurso quer na sua obra.
O seu livro, “O cais do desconcerto”, aborda temáticas, como o próprio refere, como “o limite da capacidade humana e a ambição necessária para levar alguém a exceder-se em prol de um propósito que o transcende”.
A sua apresentação cativou os presentes, alunos das turmas 12LH1, 12LH2 e 12LH5, que foram acompanhados pelos seus professores, João Jorge, Emília Paula e Laura Moreira.
Resta-nos desejar-lhe as maiores felicidades e que os nossos alunos saibam inspirar-se nestes testemunhos e, sobretudo, que LEIAM, pois, mais do que nunca, ler é CONHECIMENTO e LIBERDADE.