A Fundação Anne Frank disponibilizou uma das suas exposições, que pôde ser visitada pela comunidade educativa assim como pelos vimaranenses. Com esta exposição pretendeu-se manter viva a memória de Anne Frank, símbolo das vítimas de discriminação e opressão, e informar sobre o período no qual o regime nazi esteve no poder.
A exposição dá a conhecer a história, através da perspetiva da família Frank, relacionando-a ao Holocausto. Há nela diferentes elementos que pretendem levar o visitante a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre o passado e acontecimentos no mundo atual. Deste modo, procura estimular a reflexão sobre conceitos como a liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.
Para além disso, há hoje a consciência de que é necessário promover uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos direitos humanos. Anne, com o seu diário, continua a inspirar-nos e a incentivar-nos à ação. Como ela mesma diz: "Como seria maravilhoso que ninguém tivesse que esperar um único momento antes de começar a melhorar o mundo".
As guias, alunas pertencentes à turma 10LH3, disponibilizaram o seu tempo livre e estiveram na escola para explicar a exposição. Foram muitas as turmas que por ali passaram: o 12º ano, com o professor João Jorge; as turmas do ensino profissional, com o professor Vítor Leite; as turmas de Línguas e Humanidades, com a professora Eva Soares e Luís Viamonte; as turmas das professoras Glória e Cândida, do 1º ciclo; uma turma do 8º ano, da EB2,3 Egas Moniz. As guias responderam às questões colocadas pelos colegas, havendo uma interação muito interessante.
Alguns alunos deixaram o seu testemunho no livro de Anne Frank, que acompanha a exposição.
As guias, alunas pertencentes à turma 10LH3, disponibilizaram o seu
tempo livre e estiveram na escola para explicar a exposição. Foram muitas as turmas
que por ali passaram: o 12º ano, com o professor João Jorge; as turmas do
ensino profissional, com o professor Vítor Leite; as turmas de Línguas e
Humanidades, com a professora Eva Soares e Luís Viamonte; as turmas das professoras Glória e
Cândida, do 1º ciclo; uma turma do 8º ano, da EB2,3 Egas Moniz. As guias
responderam às questões colocadas pelos colegas, havendo uma interação muito
interessante.
Alguns alunos deixaram o seu testemunho no livro de Anne Frank, que acompanha a exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário