O Dia Mundial da Alimentação foi o ponto de partida para recordar, na escola sede, o quanto a nossa cultura é universal! As especiarias que tanto apreciamos, chegaram até nós através dos Descobrimentos. Hoje, não partimos na caravela portuguesa, em busca de novos mundos...
Ainda unidos pelo mar, chegam-nos jovens oriundos de todo o mundo, com culturas que só conhecíamos através dos livros.
A riqueza gastronómica juntou-se a uma riqueza maior: a cultural! Neste encontro de culturas que tanto se enriquecem, os alunos puderam conhecer a origem de alguns desses alimentos, que constavam do seu individual de almoço, mas também da árvore que se encontrava no espaço da cantina, e que completava essas informações.
À descoberta da origem de alguns alimentos juntou-se Camões, com a sua epopeia e os seus sonetos. Alimentámos, assim, o corpo e o espírito!
No topo da nossa árvore encontrava-se um símbolo fundamental, intemporal, mas tão importante neste momento: as pombas brancas da PAZ! Não podemos ser felizes e uma só comunidade se não aceitarmos pacificamente a diferença e não aproveitarmos para aprender a crescer com ela.
Sem comentários:
Enviar um comentário