quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Emoções

Quem vê cara, não vê coração!

Por isso não desistas de ser Feliz!
O papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola, “exige” que se pense em educar. Ajuda os alunos a tornarem-se mais aptos a lidar com as suas frustrações e a reconhecer as próprias angústias e medos.
Ao falar das emoções, é possível criar um ambiente mais humano e cooperativo.
Perceber e importar-se por aquilo que o outro sente, sem que ele o diga, constitui a essência da empatia. Os adolescentes/crianças não costumam dizer-nos em palavras aquilo que sentem, mas revelam os seus sentimentos pelo seu tom de voz, pela expressão facial ou por outras formas não verbais.
Conhecer o aluno, é um processo que se inicia logo nos primeiros dias de aulas. Quanto maior for o conhecimento, maior a eficácia da ação pedagógica. A escola enquanto espaço de relacionamento humano, deve direcionar a sua atenção para as habilidades emocionais de cada aluno. Precisa olhar cuidadosamente para o desenvolvimento da sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo!
Daqui nasceu a ideia de trabalharmos as emoções com os alunos que integram várias turmas da Escola Secundária Francisco de Holanda e que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem! E que aprendizagem a nossa, de TODOS! Afinal não é assim tão simples falarmos das nossas emoções! Mas é tão importante para o nosso crescimento e desenvolvimento saudável!!
Nós, as professoras de Educação Especial, em colaboração com a professora de Artes, os alunos vivemos uma experiência diferente e desafiante. Partilhar o que sentimos…as emoções...quantas vezes à flor da pele!
Fica aqui o desafio: Partilhar as emoções: uma procura constante e um teste à nossa coragem, audácia e ousadia!
As professoras:
Alexandra Castelar
Augusta Rodrigues
Belém Cunha
Manuela Paredes


            

Sem comentários:

Enviar um comentário