domingo, 11 de julho de 2021

Projeto MELoDY - Testagem dos Produtos Intelectuais

 Projeto MELoDY

Testagem dos Produtos Intelectuais

O Projeto MELODY tem como objetivo encontrar, partilhar e promover os métodos mais inovadores da Europa para ajudar os professores a aumentar o seu sucesso no ensino de jovens em idade escolar com dificuldades de Aprendizagem e mantê-los no sistema escolar até obterem uma qualificação, já que eles enfrentam um risco real de AEP (Abandono Escolar Precoce).

A Desincoop CRL no âmbito da parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e na sequência do projeto LEI que igualmente pretendia prevenir e combater o abandono escolar viu no projeto Melody uma oportunidade para o desafio que a nova legislação sobre educação inclusiva colocou às escolas Portuguesas.

A constituição de uma equipa alargada permitiu que cada fase do projeto tivesse uma forte componente de pesquisa e reflexão quer na preparação de conteúdos quer na sua testagem.

A aplicação dos módulos produzidos, iniciou-se em setembro de 2019, no caso do módulo português e os dos parceiros do projeto entre outubro de 2020 e janeiro de 2021.

O módulo português: “Ensino e compreensão da leitura” foi integralmente aplicado na escola sede, envolvendo 9 docentes de áreas de ensino diversas, a um conjunto de 206 alunos (10º, 11º e 12º anos).

No 1º ciclo, os módulos apresentados pela Espanha e pela Noruega foram parcialmente aplicados a 24 alunos a frequentar o primeiro ano e a 24 alunos do 3º ano, respetivamente. Quanto à proposta italiana, esta foi aplicada, também parcialmente, a uma turma de 27 alunos, a frequentar o 7º ano de escolaridade. Finalmente, o módulo da Irlanda do Norte, não foi aplicado, mas foi alvo de uma análise cuidada por parte de duas colegas que se encontravam a trabalhar com turmas do 12º ano, do ensino profissional.

A diversidade de níveis de ensino envolvidos nesta experiência deve-se às faixas etárias definidas como público-alvo nos respetivos módulos e permitiu um envolvimento de todos os níveis que fazem parte do agrupamento que envolve 2402 alunos e 212 docentes.

O feedback fornecido pelos professores e outros técnicos que testaram os materiais indica que estes podem contribuir para o objetivo geral do projeto e, ao usar esses materiais com os jovens, no futuro, os professores podem agregar ainda mais valor ao já excelente trabalho que realizam. Não se pretende que estes materiais substituam as estratégias atuais e as técnicas de ensino em curso, mas que eles constituam uma mais-valia para as técnicas atualmente em uso nos vários currículos dos países envolvidos.






Sem comentários:

Enviar um comentário