"Honrarei o Natal no meu coração, e tentarei mantê-lo durante todo o ano."
domingo, 22 de dezembro de 2024
Festa de Natal: alunos com medidas adicionais
Natal 2024
"Honrarei o Natal no meu coração, e tentarei mantê-lo durante todo o ano."
Charles Dickens
sábado, 21 de dezembro de 2024
TEX: "É quase Natal!"
Este ano, o grupo de teatro da escola, TEX – Teatro Experimental da Xico, apresentou a peça intitulada "É quase Natal!" em três locais distintos: o Centro de Solidariedade Humana Professor Emídio Guerreiro (4 de dezembro), a Venerável Ordem Terceira de São Francisco (11 de dezembro) e a Venerável Ordem Terceira de São Domingos (13 de dezembro). Mais uma vez, o grupo procurou promover um encontro intergeracional, incentivando a cultura e o convívio que enriqueceu “atores” e “espetadores”.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Sorrisos de papel: Tempo de Amar
“O Natal é o espírito de dar sem o pensamento de obter. É felicidade porque vemos alegria nas pessoas. É esquecermo-nos de nós próprios e encontrar tempo para os outros. É libertar-se das coisas sem sentido e sublinhar os verdadeiros valores.”
Thomas Monson
No espírito da época natalícia e com o objetivo de promover a solidariedade e o convívio intergeracional, os alunos participaram na iniciativa "Sorrisos de Papel", que culminou com a entrega de postais de Natal a vários lares da cidade de Guimarães (Casa de Repouso de S. Paio; ao Alecrim – Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; ao Centro de Solidariedade Humana Professor Emídio Guerreiro; ao Lar de Azurém; à Fraterna; à Venerável Ordem Terceira de S. Domingos; à Venerável Ordem de S. Francisco) Em janeiro, os alunos irão à ASPEV - Associação Social de Pevidém Vida a Cores a fim de fazer essa entrega.
Os postais foram adquiridos à Solsef, uma ONGD, como já tem sido hábito, pelos nossos alunos, que redigem as suas mensagens promovendo, deste modo, os valores da cidadania inclusiva. Ao adquirirem os postais, os alunos estão, também, a ajudar o Projeto “Centro Social Sereboqui”, na Bolívia.
Esta ação proporcionou momentos de partilha e alegria tanto para os jovens como para os idosos residentes, que agradeceram os gestos carinhosos e as palavras de conforto. Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade de desenvolver valores como o respeito, a empatia e a solidariedade, além de reforçar o espírito comunitário.
A entrega dos postais envolveu todo o agrupamento, mostrando que, com pequenos gestos, é possível fazer a diferença e aquecer os corações de quem mais precisa nesta época festiva.
Fica o agradecimento às colegas que permitiram que esta atividade fosse possível: Carla Teixeira; Cristina Martins; Cristina Tomé; Conceição Guerra; Fernanda Freitas; Glória Cardoso; Helena Gonçalves; Maria José Fernandes; Maria José; Olívia Pereira; Paula Marinho; Sílvia Teixeira (e respetivas turmas).
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
"Saborear a Leitura e Leituras em Voz Alta"
Durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e ao longo do primeiro período letivo, a comunidade educativa do ensino secundário teve a oportunidade de participar na atividade "Saborear a Leitura e Leituras em Voz Alta". A iniciativa envolveu quatro turmas do 10.º ano de Línguas e Humanidades e uma turma do 10.º ano de Artes, com o objetivo de fomentar o prazer pela leitura, desenvolver o espírito crítico e promover a leitura como uma experiência prazerosa.
A atividade foi dividida em duas partes distintas. Na biblioteca escolar, os alunos tiveram a oportunidade de "saborear" os livros, explorando diferentes géneros literários, partilhando opiniões e descobrindo novas obras. Este momento proporcionou um ambiente descontraído e acolhedor, onde os estudantes puderam experienciar a leitura como um prazer pessoal e enriquecedor.
Já num segundo momento, em plena época natalícia, outros alunos levaram a leitura para a cidade. Em locais emblemáticos e repletos do espírito do Natal, leram em voz alta poemas e excertos de textos cujo tema central era a quadra natalícia. Este gesto não só celebrou a leitura como uma forma de arte, mas também encantou os transeuntes com palavras de inspiração e magia, reforçando a ligação entre a escola e a comunidade.
A atividade "Saborear a Leitura e Leituras em Voz Alta" demonstrou ser uma experiência enriquecedora, promovendo nos alunos uma relação mais próxima com os livros e com o poder transformador da palavra escrita e oral.