segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Be a Buddy, not a Bully

Hoje, pelas 17h, reuniu o grupo do projeto “Be a buddy not a bully”. Após as saudações iniciais, o fundador, Lash, fez o ponto da situação do projeto, lembrando que cada escola deverá realizar 1 vídeo por mês assim como 2 posters e palavras cruzadas e/ou puzzles. Já para as videoconferências, estas deverão ter algumas fotos, em que sejam visíveis as duas escolas envolvidas e um breve resumo dos assuntos abordados pelos alunos.

Referiu, ainda, a importância de diversificar a abordagem do tema do projeto, desde a apresentação de testemunhos; a passagem de um filme que sirva de base a um debate; uma situação de bullying em que alguém intervém e chama a atenção para a importância do respeito pelo outro; alguém a falar sobre como combater o bullying, dando conselhos às vítimas, etc.

Um outro aspeto abordado foi a colocação dos trabalhos no website, devendo, cada professor, verificar os trabalhos partilhados. 

Por fim, lembrou que deve haver o cuidado de tirar algumas fotos para partilhar na página do projeto, sempre que os alunos estiverem a desenvolver as diferentes atividades.

Os colegas presentes tiveram a possibilidade de colocar as suas dúvidas e falar sobre as suas atividades.

Selo Europeu de Qualidade

 Os projetos eTwinning são sempre gratificantes, pelo trabalho que se desenvolve com outros colegas da escola, com os alunos e, claro, com os parceiros dos outros países. O reconhecimento com o Selo Nacional de Qualidade é revelador de um trabalho bem sucedido e reconhecido. Mais gratificante, ainda, é receber o Selo Europeu de Qualidade, como aconteceu com os dois projetos terminados. Parabéns a todos os que fizeram parte destes projetos, já que o seu sucesso é o resultado de um trabalho de parceria!





10LH4 (agora 11LH4)

10CT3 (agora 11CT3)




sábado, 23 de novembro de 2024

Palestra: "Agricultura biológica"

As turmas do 11º ano de Línguas e Humanidades estão a dar continuidade ao projeto “Leituras com a…biblioteca (“Ciência da Escrita”)”, encontrando-se a desenvolver um trabalho subordinado ao tema “Agricultura biológica”.

Os alunos começaram por realizar uma pesquisa orientada, para caracterizarem a realidade nacional/local relativamente à produção, oferta e consumo de produtos de agricultura biológica, a partir da qual irão sensibilizar a comunidade para as vantagens da agricultura biológica.

A engenheira Ângela Pereira foi convidada para partilhar o seu testemunho enquanto produtora/empresária/formadora nessa área.

Os alunos colocaram as suas dúvidas que foram prontamente esclarecidas pela palestrante, que conquistou o auditório com o seu percurso inspirador.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

PODS: Dar Voz às Tuas Causas

No dia 20 de novembro, realizou-se o segundo fórum do projeto PODS, com a participação da Dra. Daniela, representante da Oikos. A sessão foi dividida em dois momentos: primeiro com a turma 10LH1 e, posteriormente, com a turma 10LH2, ambas inseridas nas aulas de História do professor João Araújo.

Durante as sessões, os alunos organizaram-se em grupos e selecionaram os temas que irão desenvolver. No final de cada sessão, apresentaram à turma as suas reflexões e conclusões iniciais, dando início a um trabalho colaborativo e consciente.




sábado, 16 de novembro de 2024

Visita à Casa da Memória - "Ciência da Escrita"

 No dia 15 de novembro, a turma 10LH4 visitou a Casa da Memória, acompanhada pela sua professora  de Geografia, Sara Santos, e a professora bibliotecária, Manuela Paredes. Deu-se, asssim,  por encerrada esta atividade que fora já realizada pelas outras três turmas do 10º ano de Línguas e Humanidades. O projeto "Ciência da Escrita", na qual se integrou esta visita, procura desenvolver atividades ligadas ao currículo, em colaboração com a biblioteca escolar. Trabalham-se, assim, os conteúdos do currículo de forma mais dinâmica, indo, ainda, ao encontro dos objetivos delineados pelo PASEO.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

MIBE: Encontro Multicultural

No dia 31 de outubro, a biblioteca escolar, com a ajuda do Rafael e do Artur, com o apoio da professora Cecília Meireles e com a imprescindível colaboração da professora Cristina Tomé, foi possível juntar 22 alunos, do Afeganistão, do Brasil, do Bangladesh, do Nepal, de Angola, da Eritreia, da África do Sul, da Ucrânia, da Eritreia e da Guatemala. Foi um momento de partilha e de diálogo à volta de um lanche português que agradou a todos.

Se frequentas a nossa escola e quiseres fazer parte do nosso clube, fala com a professora bibliotecária, Manuela Paredes. Vem conhecer outros colegas! Vem participar dos nossos encontros! Até já!