terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Maratona de Cartas 2023

As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda levaram a cabo mais uma MARATONA DE CARTAS! Os nossos alunos, pertencentes ao Clube de Voluntariado, deslocaram-se às salas, onde procuraram sensibilizar os colegas para a importância de AGIR, lembrando que cada pequeno gesto leva à mudança. Que este ano, as petições cumpram o seu objetivo e se faça JUSTIÇA! Os nossos alunos do 1º ciclo, assim como os da EB2,3 Egas Moniz também discutiram o tema e redigiram apelos para dar conforto e reforçar a importância da LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Parabéns e Obrigada a todos os que se envolveram nesta causa. 



sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Se isto é um homem


                                             

Vós que viveis tranquilos

Nas vossas casas aquecidas,

Vós que encontrais regressando à noite

Comida quente e rostos amigos:

Considerai se isto é um homem

Quem trabalha na lama

Quem não conhece paz

Quem luta por meio pão


Quem morre por um sim ou por um não.

Considerai se isto é uma mulher,

Sem cabelos e sem nome
Sem mais forças para recordar
Vazios os olhos e frio o regaço
Como uma rã no Inverno.


Meditai que isto aconteceu:
Recomendo-vos estas palavras.
Esculpi-as no vosso coração
Estando em casa andando pela rua,
Ao deitar-vos e ao levantar-vos;
Repeti-as aos vossos filhos.
Ou então que desmorone a vossa casa,
Que a doença vos entreve,
Que os vossos filhos vos virem a cara
.

                                                 


                                                                                                           Primo Levi

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

"Home and Belonging" é o tema deste ano e as bibliotecas escolares, representadas aqui pela professora Cristina Tomé (autora da proposta aqui apresentada), elemento da BE da escola sede, partilham aqui uma série de materiais que foram trabalhados nas turmas da professora Cristina e que, esperamos, possam servir para inspirar outros colegas, pois o passado não pode ser esquecido para que não se repita.


#ProtectTheFacts

"(...)A Comissão Europeia, a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), a ONU e a UNESCO criaram a campanha #ProtectTheFacts, como forma de combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto.

O tema que marca as iniciativas deste ano é "Home and Belonging". A forma como as vítimas ajustaram as suas ideias de «lar» e "pertença" ao enfrentarem a violenta e antissemita investida durante o Holocausto, e o que significava "lar" e "pertença" para os sobreviventes nos anos imediatos do pós-guerra."

Cerimónia Solene no Dia Internacional da Comemoração do Holocausto 2023 | Parlamento Europeu


quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

"What Peace Feel Like?"

A professora Cristina Tomé, elemento da equipa da BE da escola sede, deslocou-se à EB2,3 Egas Moniz para ler e discutir as questões associadas à PAZ. A obra “What does Peace Feel Like?” foi o ponto de partida para o debate, seguido de diferentes atividades. O seu público alvo foi o 9º ano que ouviu a história e participou ativamente.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Just Say NO to BULLYING & Make a Difference - Logos

 Os alunos da turma 10TDS, juntamente com a turma 9ºA, encontram-se a desenvolver um projeto eTwinning. Aqui, a turma encontra-se a trabalhar nas suas apresentações e no logo.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Creative Young Entrepreneurs - Encontro com Miguel Soares

 Realização de sonhos

            No dia 17 de janeiro de 2023, os alunos do 11º CT2 e os do 11ºLH5 da Escola Secundária Francisco de Holanda assistiram a uma palestra sobre a realização do sonho de Miguel Soares, um jovem vimaranense de 21 anos que criou a própria marca, BYMS (“By Miguel Soares”), valorizando a moda ecológica, sustentável e criativa, através da venda de roupa, acessórios e bonés.

            Em primeiro lugar, algo importante a referir é a coragem de Miguel, afinal investiu todas as suas poupanças e parte da dos pais num projeto incerto. O exemplo do jovem de Guimarães e o facto de ter sido o próprio a partilhá-lo, pôs os alunos mais próximos da sua realidade: um investimento total num sonho, numa incerteza, que não tinha nenhuma certeza de sucesso. Assim, a palestra decorreu de forma muito interativa, interessante e criativa.

            Uma outra peculiaridade da marca é que esta vende várias coleções feitas de algodão orgânico, por exemplo, uma camisa masculina (que Miguel trazia vestida) que não precisa de ser passada a ferro, um sonho para as mães! Uma outra vantagem desta marca portuguesa é que todas as etapas de construção dos produtos vendidos são feitas em Portugal, ou seja, a BYMS opta por uma maior qualidade que é garantida no nosso país, em detrimento das peças feitas no estrangeiro que, apesar de terem um preço de custo mais baixo, têm menor qualidade.

Em terceiro lugar, acredito que devem ser valorizados os verdadeiros amigos de Miguel, os quatro amigos que o ajudaram a dar este grande passo. Citando as suas próprias palavras, o jovem empreendedor afirma que muitos do que chamava “amigos”, tinham apenas carinho para lhe mandar uma mensagem de felicitação pelo projeto, mas não tinham suficiente para lhe comprar algum produto ou compartilhar a marca. Assim, a BYMS, além de ter sido a realização de um objetivo, foi uma forma de Miguel perceber quem eram os seus verdadeiros amigos.

            Em suma, a marca de Miguel é um projeto bastante progressista, visto que consegue juntar a sustentabilidade, o estilo e preços razoáveis nos produtos vendidos. Posso, ainda, através da palestra, concluir, que os nossos sonhos, tal como o do Miguel, podem realizar-se, basta acreditar neles e arriscar, sem medo e sem receio, contando apenas com a ajuda daqueles que nos são realmente próximos.

            Mª Helena Fernandes 11ºLH5 Nº17





quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Maratona de Cartas

 Alguns alunos pertencentes ao grupo de Voluntariado do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda dirigiram-se, hoje, às salas para falar sobre os casos apresentados este ano e apelar para a responsabilidade de cada um de nós, enquanto cidadãos preocupados com o cumprimento dos Direitos Humanos. A verdade é que todos nós, com pequenos gestos, podemos fazer a diferença!