sexta-feira, 23 de março de 2018

A propósito de livros... à conversa com o Dr. Carlos Salgado Guimarães


Uma vez mais, o Dr Carlos Guimarães deslocou-se à nossa escola, desta vez para uma pequena tertúlia sobre livros, leitura, importância da leitura, da escrita. Os alunos presentes leram alguns excertos dos livros do escritor, partilharam ideias. Falou-se do conteúdo das obras, mas também da importância que a leitura pode ter nas nossas vidas e como é possível compatibilizar uma carreira como é a da medicina e a escrita. Um encontro marcado pelo tom familiar, que aproximou os presentes e que constituiu mais uma motivação para a leitura.



quarta-feira, 21 de março de 2018

Semana Aberta

Workshop: doce família
No dia 19 de março, o workshop reuniu alunos e alunas, professoras, assistentes operacionais e mães. Todos e todas à volta das panelas a aprender ou pura e simplesmente a aproveitar para fazer compotas e conviver, porque a escola também é isto: convívio e boa disposição. No final todos os presentes levaram o seu frasco de compota! Obrigada a todos pela presença, atenção dada à "chef" e, sobretudo, pelo tempo bem passado "à volta da fruta, dos frascos e dos tachos". O livro? Só o das receitas das compotas selecionadas pela professora Rosário. Mas terminou com um poema que partilho convosco e uma vez mais com a excelente equipa que esteve connosco esta tarde!

Amigo
1.
Amigo, toma para ti o que quiseres,
passeia o teu olhar pelos meus recantos,
e se assim o desejas, dou-te a alma inteira,
com suas brancas avenidas e canções.

2.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este inútil e velho desejo de vencer.
Bebe do meu cântaro se tens sede.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este desejo de que todas as roseiras
me pertençam.
Amigo,
se tens fome come do meu pão.

 3.
Tudo, amigo, o fiz para ti. Tudo isto
que sem olhares verás na minha casa vazia:
tudo isto que sobe pelo muros direitos
-como o meu coração - sempre buscando altura.

Sorriste - amigo. Que importa! Ninguém sabe
entregar nas mãos o que se esconde dentro,
mas eu dou-te a alma, ânfora de suaves nectares,
e toda eu ta dou... Menos aquela lembrança...

...Que na minha herdade vazia aquele amor perdido
é uma rosa branca que se abre em silêncio...

Pablo Neruda, in "Crepusculário"

                      Click to play this Smilebox slideshow



                    

sexta-feira, 9 de março de 2018

Encontro com Carlos Guimarães

No dia 8 de março o Dr. Carlos Guimarães esteve na nossa escola para nos falar sobre o seu último livro "O sorriso é a morte de todos os medos".
Foi um momento para partilhar connosco alguns momentos que o levaram à escrita. No dia dedicado à mulher e numa semana de “Leituras no feminino” não poderíamos ter melhor representante a elogiar a mulher! Sempre com um discurso coloquial que conquista os nossos jovens, o nosso convidado abordou, a propósito da sua obra, questões importantes sobre as relações humanas e a importância do amor nas nossas vidas. Obrigada pela presença e ficamos à espera do próximo encontro, já muito em breve.

                           Click to play this Smilebox slideshow


quinta-feira, 8 de março de 2018

Workshop: doces leituras

No dia 7 de março, as professoras Rosário Ferreira e Manuela Paredes organizaram um workshop com as turmas do 12ºLH3 e 12ºLH4. Doces e leituras juntaram-se! Joanne Harris, Herberto Helder com o seu poema "Figos" Marcel Proust, com "Du côté de chez Swan" foram os autores eleitos. A professora Rosário pôs-nos a trabalhar. Seguimos todo o processo. Uma tarde divertida e produtiva. Deixo-vos o processo. O resultado foi mesmo muito bom! Que o digam os nossos colegas.

terça-feira, 6 de março de 2018

Encontro com...Mariana Silva


"Leituras no feminino"

No dia 6 de março recebemos a Mariana Silva, nossa convidada muito querida porque foi nossa aluna e continua a fazer parte desta nossa grande família. Exemplo de uma aluna que nos deixa orgulhosos, a Mariana encarou sempre a escola como um espaço de aprendizagem e sempre compatibilizou as atividades curriculares com as extracurriculares. Pudemos vê-la a dançar nos "Fragmentos de Leitura", atuar no grupo de teatro da escola TEX (Teatro Experimental da Xico), declamar...Hoje trouxe-a a sua presença no teatro, mas enquanto profissional de artes do espetáculo e produção artística, área em que se licenciou e em que a presença feminina é escassa. Espaço masculino onde é preciso que a mulher se imponha. O segredo? Determinação, perseverança, confiança, conhecimento, saber ser, saber estar e muita paixão. De tudo isto nos falou a nossa convidada que vai à luta, faz, mostra que sabe mandar porque sabe fazer e quando nos dedicamos à nossa profissão, apesar da idade ou independentemente da idade, seremos vencedores!


                        Click to play this Smilebox slideshow