domingo, 17 de março de 2024

Visita ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

 Ciência da Escrita

O projeto “Ciência da Escrita” envolve as turmas do 10º ano de Línguas e Humanidades do 10º ano. Após a visita à Casa da Memória, integrada na disciplina de Geografia, foi, agora, o momento da História, e da visita ao Arquivo Municipal. Assim, no dia 14 de março deslocaram-se a esse espaço as turmas 10LH1, 10LH2 e 10LH3, acompanhados da professora bibliotecária, Manuela Paredes, e dos professores, Sandra Bernardino, Vítor Leite e Raquel Teixeira (que acompanhou a turma 10LH4, no dia 15).

Esta visita vem complementar a leitura de forais e outros documentos históricos sobre a nossa cidade, realizada na disciplina de História, possibilitando aos alunos o contacto com documentos autênticos. Para além disso, sensibilizou os alunos quer para o trabalho aí realizado, quer para a importância da história dos documentos, da sua conservação e a salvaguarda do património material e imaterial da nossa cidade.

As turmas puderam, então, conhecer a história do Arquivo, até à localização atual, num palacete do séc. XVII. A visita contemplou todos os espaços, desde a Sala de Exposições, outrora uma capela, o depósito, a sala de higienização, o espaço de digitalização dos documentos para preservação e consulta online e a sala onde se encontram expostos alguns documentos autênticos, onde os alunos puderam consultar o mapa da cidade, cartas quirográficas, Tábuas de Cânones, pergaminhos, a Carta de D. Maria II a conceder a Guimarães o título de cidade, entre muitos outros documentos históricos.

Uma visita à história da nossa cidade, através de um património que é preciso conhecer e preservar.










Sem comentários:

Enviar um comentário