sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Visita à Casa da Memória

No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e no âmbito do projeto “Ciência da Escrita”, que está já no seu segundo ano de implementação, as turmas do 10ºLH1, LH2 e LH3 visitaram a Casa da Memória, nos dias 22 e 23 de outubro (a turma 10LH4   irá no dia 15 de novembro), acompanhados pelos seus professores de Geografia, Sara Santas e Alexandra Mendes e a professora bibliotecária, Manuela Paredes. Pretendeu-se, com esta visita, sensibilizar os alunos para a importância do conhecimento do território local/regional e das inter-relações entre território e comunidade, promovendo a sua valorização e desenvolvendo um sentimento de pertença (objetivo da disciplina de Geografia).

A nossa cultura constitui a nossa identidade e constrói-se conhecendo o passado para que o possamos transmitir às diferentes gerações, não o deixando cair no esquecimento. É importante que os nossos jovens conheçam a sua cidade nas diferentes vertentes e que se identifiquem com as memórias coletivas que são, também, as memórias das suas famílias. Este contacto com o passado torna-os mais sensíveis ao presente e à relevância de serem eles os responsáveis por manterem este legado.

 

domingo, 20 de outubro de 2024

PODS Dar Voz às Tuas Causas

 O nosso agrupamento aceitou o desafio lançado pela Oikos, com o projeto “PODS dar voz às tuas causas”. O grande objetivo é a promoção da literacia mediática e o exercício da cidadania ativa dos nossos jovens.

É fundamental preparar os nossos jovens para uma cidadania ativa, em que saibam discutir as problemáticas atuais, mantendo-se informados e prontos para intervir na sociedade.

Neste projeto estão envolvidas duas turmas do ensino básico e duas do ensino secundário. Relativamente a este último, a professora bibliotecária, Manuela Paredes, irá trabalhar com o professor João Jorge Araújo, nas suas turmas do 10º ano (10LH1 e 10LH2).

O primeiro fórum teve lugar no dia 18, pelas 15h30, tendo estado presentes as duas turmas envolvidas, acompanhadas pelos professores João Araújo, Marta Silva e Manuela Paredes.

A Dra Daniela, representante da Oikos, desafiou os presentes a refletirem sobre os objetivos do projeto, questionando-os sobre as formas de mudar o mundo. Através da discussão sobre o conceito de democracia, os alunos foram levados a pronunciar-se sobre os acontecimentos da atualidade e a começarem a pensar sobre os temas que irão desenvolver ao longo deste ano letivo.

                 

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Workshop “Colorir com o Outono”

                                                             Outono

                                                             Tarde pintada

                                                            Por não sei que pintor.

                                                            Nunca vi tanta cor

                                                            Tão colorida!

                                                            Se é de morte ou de vida,

                                                            Não é comigo.

                                                            Eu, simplesmente, digo

                                                            Que há fantasia

                                                            Neste dia,

                                                            Que o mundo me parece

                                                            Vestido por ciganas adivinhas,

                                                            E que gosto de o ver, e me apetece

                                                            Ter folhas, como as vinhas.

                                                                               Miguel Torga; Diário X, s/editora, 1966, Coimbra


No dia 17, a Dona Teresa, que certamente conhecem de “O Cantinho da Tecas”, chegou à nossa sala carregando tudo o que de belo nos traz o Outono: as folhas douradas, as bolotas, a casca de carvalho, imensas sementes…!  Com todos os materiais que nos dá a Natureza, os nossos alunos com medidas adicionais construíram uma pequena floresta, de acordo com as suas preferências e imaginação. Uma aula diferente, que trouxe muita alegria, imaginação e interajuda.

Muito obrigada Dona Teresa! Esperamos por uma próxima visita!




quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação - alimentar o corpo e o espírito

 Camões, com a sua epopeia e os seus sonetos, juntou-se ao Dia Mundial da Alimentação. Os alunos usufruiram de uma refeição diferente e puderam alimentar o espírito, através da leitura dos textos que se encontravam no seu "individual", construído para este dia.




Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi o ponto de partida para recordar, na escola sede, o quanto a nossa cultura é universal! As especiarias que tanto apreciamos, chegaram até nós através dos Descobrimentos. Hoje, não preciamos de partir na caravela portuguesa, em busca de novos mundos... ainda unidos pelo mar, chegam-nos jovens oriundos de todo o mundo, com culturas que só conhecíamos através dos livros.

A riqueza gastronómica juntou-se a uma riqueza maior: a cultural! Neste encontro de culturas que tanto se enriquecem, os alunos puderam conhecer a origem de alguns desses alimentos, que constavam do seu individual de almoço, mas também da árvore que se encontrava no espaço da cantina, e que completava essas informações.
À descoberta da origem de alguns alimentos juntou-se Camões, com a sua epopeia e os seus sonetos. Alimentámos, assim, o corpo e o espírito!

No topo da nossa árvore encontrava-se um símbolo fundamental, intemporal, mas tão importante neste momento: as pombas brancas da PAZ! Não podemos ser felizes e uma só comunidade se não aceitarmos pacificamente a diferença e não aproveitarmos para aprender a crescer com ela.