Fado:
A alma de um povo
A resposta acabará por incidir no modo
como cada um vê a realidade que o rodeia e será, portanto, apenas e só uma
questão de perspetiva pessoal. Para muitos, fado é sinónimo de emoção,
nostalgia, vida, destino ou até sofrimento. Começou por ser alguém que saía à
rua, cantava e improvisava, ao som da guitarra Portuguesa. Já foi voz de
protesto, já foi poemas marcados pelo vermelho da censura, de um país tão
remoto do actual.
Caracterizado pela sua dolência e
melancolia, a mais popular das canções urbanas, habitualmente transmitida de
boca em boca, permanece curiosamente intacta até aos nossos dias.
Biografia

Adriana Ribeiro, Cláudia
Cunha, Joana Bernardino
Ruptura do Conceito Árabe
As manifestações e protestos que definem a «Primavera Árabe» tem vindo a mudar o rumo de um povo revoltado face a décadas de opressão e falta de liberdade exercidas por regimes corruptos, e autoritários. Embora os ideais de justiça e igualdade que alimentam esta onda revolucionária sejam válidos, o recurso às mesmas armas utilizadas pelo poder instituído anula a nobreza deste acto. Os protestos de índole social, motivadospelo crescimento do desemprego e consequenteperda do poder de compra, tiverem origem na Tunísia e Ben Ali e desencadearam um «efeito dominó» cujo fim é ainda imprevisível. Em território iemenita, este efeito fez-se soar sobretudo na voz de Tawakel Karman, o que lhe fez merecer o Prémio Nobel da Paz. O novo conceito de vida que só a globalização permitiu conhecer, inspirou uma multidão que até aí ignorava aquilo que as fronteiras escondiam. A distância geográfica e cultural que separa o Ocidente do povo Árabenão impediu que as repercussões desta revolta se fizessem sentir em terras lusitanas.
Jasmim na Primavera Árabe
Tawakel Karman, conhecida como «Iron Woman» entre o seu povo, foi a primeira mulher árabe a receber o prémio nobel da paz. Nascida a 7 de Fevereiro de 1979, a Mãe da Revolução Iemenita e co-fundadora do grupo Women Journalists Without Chains clama nos seus artigos os ideais da liberdade de opinião e expressão. Ativista dos direitos humanos, preconizou a revolta que levou à queda do regime de Abdullah Saleh.
Ruptura do Conceito Árabe
A “Primavera Árabe” tornou-se, de facto, um título comum na imprensa nacional, tendo sido responsável pela subida dos preços do petróleo que levou ao aumento do preço dos bens e serviços. Além disso, a ameaça gerada pelo conflito levou à repatriação de muitos portugueses, assim como a queda abrupta do turismo para estes países. Assim, espera-se que o sofrimento e a coragem exigidos pela mudança anunciem um futuro promissor.
Jasmim na Primavera Árabe

E.T. Ares (Ana Jacinta, Ana Rita, Elvira, Guilherme, Juliana)
Sem comentários:
Enviar um comentário