terça-feira, 17 de julho de 2012

Semana da leitura


                    
Este ano, a Semana da Leitura prolongou as suas atividades para além da data prevista (17 de abril a 4 de maio).

Recebemos, no dia 17 de abril, no âmbito do projeto “Aqui nasceu Portugal”, Hélder Costa, ator, dramaturgo e escritor português, que falou aos nossos jovens sobre a importância do teatro na escola, como complemento à formação do aluno enquanto cidadão, que participa ativamente na vida da escola. Desafiou alunos e professores a participarem em alguns jogos para concluir que o teatro envolve saberes como a música, a poesia, a imitação, ou seja, desenvolve no ser humano múltiplas competências, exigindo uma grande variedade de saberes.


 

O dia vinte e um foi dedicado ao grupo de teatro, que representou “O velho da horta”, na UM. Em simultâneo esteve patente, na biblioteca da escola, uma exposição que dava a conhecer o que tem sido o trabalho do grupo.




 A biblioteca junta-se à comemoração dos 200 anos de Charles Dickens


Na biblioteca esteve patente, até ao dia 10 de maio a exposição relativa à sociedade vitoriana, à vida e às obras de Dickens.
Para além disso, foram passados dois filmes “Grandes Expectativas” e “Oliver Twist”, para os alunos do ensino noturno. No dia 10, integrado no Clube de Cidadania, da responsabilidade da professora Anabela Lopes, a trabalhar no CNO (Centro de Novas Oportunidades) com quem a biblioteca tem cooperado, realizou-se um debate sobre as condições de vida no século XIX, retratadas nas obras de Dickens e nas suas adaptações para o cinema. O debate centrou-se no filme “Oliver Twist” e foi extremamente enriquecedor, pois aos elementos que habitualmente frequentam o clube, juntou-se a turma do 12º ADM (curso EFA), da professora Cristina Tomé. Um serão cultural que fica na memória dos presentes e que, esperámos, se possa repetir.

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, o professor Salgado de Almeida foi o orador, no dia 9 de maio, de uma palestra em torno da obra do artista Santiago Sierra (n. 1966, Madrid, vive no México).
A referida sessão foi a primeira do ciclo “Traz outro amigo também” e não podia ter corrido melhor. De forma informal, mas rigorosa, o professor João Salgado conduziu a palestra tentando captar a atenção dos presentes para o complexo, mas estimulante percurso criativo do autor espanhol. Para além da contextualização da obra do autor, que aborda no seu heterodoxo trabalho artístico as questões das relações de poder (e o seu exercício) na sociedade contemporânea, também foram lidos – muito bem lidos – pelos alunos presentes, poemas de vários autores que, na sua diferença criativa, se tornam vozes comunicantes com as questões levantadas pelo trabalho multidisciplinar de Santiago Sierra.
Ficamos ansiosamente à espera de mais “desassossegos” destes.

  Fotograma do trabalho de Santiago Sierra “enterramento de 10 operários”.


Um dos poemas lidos pelos alunos durante a sessão:
antonio orihuela / em vista do teu currículo 

A condição política da classe operária está ligada à sua condição económica; e sendo a sua condição económica a de escravos do capital e dos poderes, a sua condição política tem de ser também a de escravos.
Juan Cordobés, 1885

Em vista do teu currículo
decidimos
ficar contigo.

Entrarás por quinze dias renováveis,
e se fores bom, por três meses
prorrogáveis.

Ao princípio constarás na relação como auxiliar administrativo,
embora te devam ter dito que o que se reforma
é o contabilista.

Vamos contratar-te por quatro horas,
mas não te preocupes, trabalharás oito.
Dada a situação da empresa
pagar-te-emos essas à parte.
No total: 62.700 ptas. por mês,
embora os teus colegas, para completar,
façam três horas mais todas as tardes,
e vêm aos sábados meio dia.
Entre umas e outras coisas
passas das cem mil.

Bom, se não estiveres metido em política,
não queremos confusões com os sindicatos
nem trabalhadores conflituosos.
Ouviste o que Aznar disse
que faz falta para levantar este país, não?
Trabalho, Sacrifício e Tolerância.

Belo, não é?
in poesia espanhola anos 90 -  trad. joaquim manuel Magalhães -  relógio d´água-  2000

Exposição sobre o 25 de abril e Zeca Afonso

Esteve, também patente uma exposição que resultou do trabalho dos alunos do professor Salgado de Almeida, sobre o 25 de abril de 1974, à qual se juntou a biblioteca com um tributo a Zeca Afonso, tendo contado com a colaboração de um grupo de jovens do 10º AV2 que, com a diretora de turma, professora Isabel Silva, apresentaram alguns trabalhos sobre Zeca Afonso, para deles se puderem fazer alguns postais. Os trabalhos revelam o empenho e a dedicação destas jovens.


A formação foi, também uma preocupação da biblioteca. Assim, o engenheiro João Silva Pereira, desafiado pela coordenadora da biblioteca, dedicou duas sessões de trabalho à “Literacia digital: pesquisa, organização e apresentação da informação”, (a primeira no dia 26 de abril e a segunda no dia 9 de maio) tendo trabalhado com a turma 10 TSE. Pretende-se que esta formação seja o ponto de partida para que esta turma comece a trabalhar com as novas ferramentas digitais, sabendo tirar o máximo partido das mesmas e, sobretudo, adquirindo as bases para trabalhar com o Google docs, desenvolvendo o trabalho colaborativo. A passagem à prática do que foi transmitido nestas sessões, será efetivada na disciplina de português, professora Manuela Paredes, que acompanhou a turma.



Sem comentários:

Enviar um comentário