quarta-feira, 25 de abril de 2018

Livre com um livro


   Uma vez mais, o Núcleo de Estudos 25 de Abril juntou os jovens das diferentes escolas do concelho, através das bibliotecas escolares e deliciou o público vimaranense com mais um espectáculo que lembra os valores de Abril. 
   Deixo-vos com os versos de Sophia, cuja mensagem é e será eterna.

"Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo"


           

quinta-feira, 19 de abril de 2018

CNL: fase concelhia

Decorreu ontem, 18 de abril, a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura. O nosso aluno, Eduardo Teixeira, foi o vencedor do ensino secundário e irá à fase distrital do concurso que terá lugar no dia 23 de maio. Parabéns pelo seu desempenho! (a foto foi retirada da página da BMRB)


quarta-feira, 11 de abril de 2018

VISITA DE ESTUDO A CRACÓVIA



 Entre os dias 6 e 9 de abril de 2018, um grupo de 22 alunos das turmas 11 LH4, 12LH3 e 12LH4, acompanhados pelas professoras Eva Soares, Manuela Paredes e Rosário Ferreira participaram numa visita de estudo a Cracóvia a fim de, "in loco", poderem tomar contacto com a realidade do Holocausto nazi, assim como conhecer um pouco da cultura do povo polaco.
Assim, o primeiro dia foi passando entre a viagem, o alojamento e um primeiro contacto com o centro de Cracóvia.

Na manhã de sábado, dia 7, os alunos e professoras visitaram a catedral e o castelo da cidade.
A parte da tarde foi dedicada ao bairro judeu e a visita à fábrica de Schindler, considerada por todos como uma visita simultaneamente fascinante e arrepiante. O dia de domingo passou-­se entre a visita às minas de sal e aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Se a primeira visita fascinou pela grandiosidade e beleza do espaço, a segunda foi um imenso momento de reflexão sobre o que a mente perturbada de alguns homens pode fazer e o sofrimento que pode causar.
Embora possa parecer, esta não foi, de todo, uma visita turística, mas antes um encontro das gerações mais novas com a realidade que, por apenas a conhecerem dos livros, lhes pode parecer romanceada. Como alguém disse no final: "esta foi a mais importante aula de história que tivemos”.
Os alunos viram, aprenderam e cresceram enquanto seres pertencentes a uma sociedade que parece valorizar cada vez mais o virtual do que o real e o confronto com a realidade é fundamental para a concretização de uma juventude consciente, empenhada e comprometida com o mundo que é nosso.






sexta-feira, 23 de março de 2018

A propósito de livros... à conversa com o Dr. Carlos Salgado Guimarães


Uma vez mais, o Dr Carlos Guimarães deslocou-se à nossa escola, desta vez para uma pequena tertúlia sobre livros, leitura, importância da leitura, da escrita. Os alunos presentes leram alguns excertos dos livros do escritor, partilharam ideias. Falou-se do conteúdo das obras, mas também da importância que a leitura pode ter nas nossas vidas e como é possível compatibilizar uma carreira como é a da medicina e a escrita. Um encontro marcado pelo tom familiar, que aproximou os presentes e que constituiu mais uma motivação para a leitura.



quarta-feira, 21 de março de 2018

Semana Aberta

Workshop: doce família
No dia 19 de março, o workshop reuniu alunos e alunas, professoras, assistentes operacionais e mães. Todos e todas à volta das panelas a aprender ou pura e simplesmente a aproveitar para fazer compotas e conviver, porque a escola também é isto: convívio e boa disposição. No final todos os presentes levaram o seu frasco de compota! Obrigada a todos pela presença, atenção dada à "chef" e, sobretudo, pelo tempo bem passado "à volta da fruta, dos frascos e dos tachos". O livro? Só o das receitas das compotas selecionadas pela professora Rosário. Mas terminou com um poema que partilho convosco e uma vez mais com a excelente equipa que esteve connosco esta tarde!

Amigo
1.
Amigo, toma para ti o que quiseres,
passeia o teu olhar pelos meus recantos,
e se assim o desejas, dou-te a alma inteira,
com suas brancas avenidas e canções.

2.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este inútil e velho desejo de vencer.
Bebe do meu cântaro se tens sede.
Amigo - faz com que na tarde se desvaneça
este desejo de que todas as roseiras
me pertençam.
Amigo,
se tens fome come do meu pão.

 3.
Tudo, amigo, o fiz para ti. Tudo isto
que sem olhares verás na minha casa vazia:
tudo isto que sobe pelo muros direitos
-como o meu coração - sempre buscando altura.

Sorriste - amigo. Que importa! Ninguém sabe
entregar nas mãos o que se esconde dentro,
mas eu dou-te a alma, ânfora de suaves nectares,
e toda eu ta dou... Menos aquela lembrança...

...Que na minha herdade vazia aquele amor perdido
é uma rosa branca que se abre em silêncio...

Pablo Neruda, in "Crepusculário"

                      Click to play this Smilebox slideshow



                    

sexta-feira, 9 de março de 2018

Encontro com Carlos Guimarães

No dia 8 de março o Dr. Carlos Guimarães esteve na nossa escola para nos falar sobre o seu último livro "O sorriso é a morte de todos os medos".
Foi um momento para partilhar connosco alguns momentos que o levaram à escrita. No dia dedicado à mulher e numa semana de “Leituras no feminino” não poderíamos ter melhor representante a elogiar a mulher! Sempre com um discurso coloquial que conquista os nossos jovens, o nosso convidado abordou, a propósito da sua obra, questões importantes sobre as relações humanas e a importância do amor nas nossas vidas. Obrigada pela presença e ficamos à espera do próximo encontro, já muito em breve.

                           Click to play this Smilebox slideshow