quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Natal é tempo de Alegria e Partilha
Terminado o projeto eTwinning, desenvolvido pelas professoras de Inglês,
Cristina Tomé, e de Português, Manuela Paredes, intitulado "This Christmas
Together", com as turmas CEI (10º, 11º e 12º anos), chegou o momento do
lanche de Natal. E os nossos jovens do 10ºano espalharam a alegria por toda a
escola: passearam-se pela escola, divertiram-se e partilharam a sua alegria
quem com eles a quis partilhar. Impossível ficar-se indiferente. Por algum
tempo, todo o cansaço é esquecido e a alegria destes meninos contagia. Chegou o
Natal! Chegou a Alegria!
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Projeto eTwinning: "This Christmas Together"
No dia 15 de novembro, a pedido da biblioteca escolar, e em colaboração com o Centro de Formação Francisco de Holanda, realizou-se uma ação de curta duração subordinada ao tema: "O eTwinning como plataforma promotora de trabalho colaborativo e de aprendizagens por projeto", dinamizado pela embaixadora Daniela Guimarães.
Dessa ação, as professoras Cristina Tomé (Inglês) e Manuela Paredes (Português) entraram de imediato num projeto de curta duração intitulado "This Christmas Together", com os seus alunos CEI (10º, 11º e 12º anos). No total o projeto incluía 10 alunos com Currículo Específico Individual, estando os alunos do 10ºano numa fase do integração. O projeto, proposto por Itália, integrou vários países, como a Espanha, a França, a Turquia, A Roménia, a Polónia, entre outros. Os nossos alunos pesquisaram as tradições de Natal em Portugal,fizeram postais (cerca de 60, já que eram dois para cada país/escola), apresentaram-se online, usando o padlet, cantaram uma música de natal, que foi gravada para partilhar com os amigos etwinners. As tarefas foram divididas de acordo com as competências de cada aluno: os que tinham maior destreza motora e maior sensibilidade ilustraram os postais, os que estavam mais à vontade na informática fizeram as pesquisas e formataram os textos, as apresentações pessoais, ainda que muito simples, foram traduzidas por eles, seguindo um modelo dado. As professoras de Inglês e Português passaram a lecionar as suas aulas em conjunto, o que permitiu o sucesso do projeto num mês. No final, as professoras organizaram um lanche que serviu para concluir o projeto e o período letivo. Um projeto que uniu estes jovens, que lhes exigiu diferentes competências e, sobretudo, que os obrigou a trabalhar em grupo, partilhando o que cada um fazia melhor.
Fica aqui o resultado final, que contou com o arranjo dos textos e a tradução final das professoras responsáveis pelo projeto.
![]() |
![]() |
![]() |
domingo, 17 de dezembro de 2017
MARATONA DE CARTAS
MARATONA DE CARTAS 2017
Realizou-se, ao longo de três dias (11,12,13 de
dezembro), mais uma Maratona de Cartas. A biblioteca escolar contou com a
estrita colaboração dos alunos e alunas das turmas do 11º e 12º TMK, que
estiveram na organização deste evento, orientados pela professora Eduarda
Esperança. Pudemos vê-los pela escola, foram às salas de aula. Em todos os
espaços da nossa comunidade sensibilizaram colegas, professores e funcionários,
para a urgência de lutar pelos DIREITOS HUMANOS. Os cinco casos que a Amnistia
Internacional apresenta hoje, são apenas cinco exemplos de como a nossa
LIBERDADE, os nossos DIREITOS, a nossa DIGNIDADE, é tão frágil. Como nos lembra
o cartaz da Amnistia Internacional: "DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS É HOJE UM ATO DE CORAGEM.
NÃO DEIXE QUE ELE SE EXTINGA." Nós, certamente, não deixamos! Parabéns aos
nossos jovens! Obrigada a todos pelo empenho e por acreditarem que pequenos
gestos fazem a diferença!
![]() |
domingo, 10 de dezembro de 2017
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
Eles sabem que o “sonho comanda a vida”
No dia 4 de dezembro, a propósito do “Dia internacional da pessoa com deficiência”, a Cátia Silva, do 12º TMK, em colaboração com a biblioteca escolar, convidou o treinador José Costa, para falar sobre “Motivação”.
O orador começou por falar um pouco do seu percurso pessoal e profissional, já que ele próprio se viu amputado de uma perna, na sua pré-adolescência, quando sonhava ser jogador de futebol. Nascido “normal” passou a ter de se adaptar a um “novo” corpo, uma nova forma de viver. Isso não o impediu de continuar a sonhar e, sobretudo, a querer ser igual aos seus pares: a querer ser tratado, nas aulas de Educação Física como os demais, a poder participar nos diferentes exercícios e jogos. Não foi tarefa fácil! O jovem fez-se adulto…não se tornou jogador de futebol, frequentou a faculdade, a área de Gestão, mas não terminou. Foi trabalhar para uma empresa na África do Sul, depois em Moçambique, regressou. Foi a voz da rádio Fundação…o sonho do futebol? Esse permanecia. Agora, como treinador. Procurou formação, procurou clubes que o recebessem pelo seu valor, igual aos seus pares. Uma vez mais…não foi fácil! O estigma é forte. A sociedade é castradora. Mas o sonho é mais forte. Ou a MOTIVAÇÃO? O desejo de trabalhar na área em que se sente verdadeiramente realizado? A história do nosso orador é mais longa, feita de desilusões e muitas conquistas, pois ele acreditou sempre que conseguiria alcançar os seus objetivos. Para isso trabalhou, estudou, empenhou-se, não desistiu. E é exatamente por esse motivo que a sua mensagem é tão forte. Porque ela é a sua própria vida, não é uma teoria bonita, com frases encorajadoras. Como dizia alguém (que já foi treinado pelo José Costa), na plateia, para o colega do lado “quando o mister nos dava as palestras nós ganhávamos sempre”. É delicioso ouvir quão forte é o poder da palavra, e ela só é assim forte quando vem do coração. Um grande obrigada ao José Costa pela partilha que fez, pela mensagem que deixa aos jovens, de trabalho, de resiliência, de perseverança, de empenho. Afinal, e como disso no início do texto, o que o levou à escola foi o “Dia internacional da pessoa com deficiência”, mas esse foi só um pretexto, que deverá servir como ponto de partida para uma reflexão séria sobre o futuro de cada um dos jovens presentes. Parabéns à Cátia Silva por ter escolhido a temática da inclusão social para a sua Prova de Aptidão Profissional, reveladora de uma sensibilidade e uma maturidade que deveria caracterizar a sua geração.
sábado, 2 de dezembro de 2017
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
LIGANDO COMUNIDADES E CULTURA
VISITA DE ESTUDO
PLATAFORMA DAS ARTES - CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
Ainda "Ligando Comunidades e Culturas" nos dias 8 e 9 de novembro, as turmas do 10ºLH4, 12ºLH3, 12ºLH4, 10ºTSI, 10ºTMK e 11ºTDS, acompanhados pelos professores Fernanda Freitas, Rosário Ferreira, João Almeida, Raúl Macedo, Helena Araújo e Manuela Paredes visitaram o CIAJG, viajando pelo mundo, pela mão das coleções de José de Guimarães. Passado e presente entrecuzam-se num mesmo espaço, ritos e mitos aproximam-nos e afastam-nos, tradições, fazem-nos questionar a nossa identidade, e a do outro. Afinal, atravessámos continentes e descobrimo-nos no outro que considerávamos tão diferente.
![]() |
terça-feira, 7 de novembro de 2017
Workshop "Cinema de Animação"
Como já
tem vindo sendo habitual neste mês internacional das bibliotecas escolares, a
biblioteca escolar não quis deixar de promover mais um workshop de cinema e,
este ano, pudemos contar, novamente, com a presença do Mestre Nuno Castro,
antigo aluno da nossa escola. Este workshop teve como ponto de referência a
exposição patente na biblioteca intitulada: Imagens e Processos do projeto de
animação “Os Pescadores” e que resultou dos trabalhos realizados pelo orador
com as turmas de Artes, na disciplina de Multimédia, que frequentaram o 12º ano
no ano letivo anterior. Assim, num
primeiro momento, foi feito um enquadramento teórico da exposição, onde foi
abordado, de forma sucinta, a história da animação e algumas das suas técnicas
e, num segundo momento, os alunos da turma 10TDS, acompanhados do professor
Carlos Guerra, criaram um flipbook.
sábado, 4 de novembro de 2017
MIBE: UNINDO CULTURAS E COMUNIDADES
CULTURANDO
No âmbito da temática celebrada no mês internacional das bibliotecas escolares, recebemos, no dia 2 de novembro, o pai da nossa aluna Fátima Ben Nasrallah, o Sr. Naceur, que nos falou da cultura tunisina, das suas tradições e da sua integração na nossa cultura. Os alunos presentes, das turmas 10 CT1, 10 CT5 e 12 CT5, colocaram várias questões, sempre respondidas com muita simpatia. Fica aqui o nosso agradecimento ao Sr. pela sua disponibilidade e simpatia.
No dia 3 de novembro foram os nossos alunos que partilharam com os colegas as suas origens e tradições. Assim, a Nazaré Mbalato dos Santos, do 11CSE2, falou sobre Cabinda, de onde é oriunda a sua família, e onde ainda vive parte dela. Deu-nos a conhecer um pouco da sua história e das tradições. Seguiu-se o Guilherme Vieira Kunsler, do 11 CT3, com familiares de origem alemã e italiana, que acabaram por imigrar para o Brasil, para Gramada, onde se instalaram e se adaptaram, criando uma fusão entre os costumes brasileiros e aqueles que traziam do seu país de origem. Tal como no dia anterior, as turmas presentes (11CT3, 10TDS, 10LH4) colocaram questões e, desta vez, dois colegas que se encontravam na plateia, desceram para partilhar a sua vivência: o Francisco, da Guiné e a Raquel que, sendo portuguesa, viajou por vários países da Europa, o que a obrigou a estudar nos países para onde se deslocou, tendo de se adaptar a diferentes sistemas de ensino e diferentes línguas e culturas. Uma partilha muito interessante em que todos saíram enriquecidos. Na biblioteca encontra-se, ainda, patente uma exposição sobre esta temática.
![]() |
Subscrever:
Mensagens (Atom)














