quarta-feira, 31 de maio de 2017

A beleza da Matemática

O nosso professor de Matemática, António Domingues, à semelhança do ano letivo anterior, presenteou-nos com alguns trabalhos dos alunos das turmas 12ºCT3 e 12ºCT4, originais e interativos. Os trabalhos continuarão em exposição! Vale a pena visitar e interagir. Um exemplo de que podemos sempre partilhar conhecimentos e mostrar a beleza da Matemática. Obrigada por nos fazerem ver esta disciplina com "outro olhar".







Visita de Estudo ao Litoral Norte - notícia Jornal Encontro

Projeto Ler+Mar
Visita de Estudo ao Litoral Norte
“Causas e as consequências da degradação do cordão dunar”

No dia 8 de março, as turmas do 11º ano (CT1; CT2;CT3;CT14;CT5), acompanhados dos seus professores da disciplina de Biologia e Geologia, realizaram uma visita de estudo ao Litoral Norte, inserida no projeto da biblioteca escolar (Ler+Mar: "Da Penha vê-se o mar") constituindo uma importante estratégia para consolidação e amplificação dos conhecimentos abordados no domínio curricular da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano, com especial enfâse para o capítulo 1 do tema 4 “Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento”.
A primeira paragem teve lugar em Aver-o-Mar, onde se iniciou a caminhada pelos passadiços. Os alunos, já esclarecidos sobre os objetivos da visita e na posse do guião da visita, tomaram as suas notas, sempre orientados pelos seus professores. Uma das paragens foi a praia da Fragosa, para observar alguns afloramentos rochosos. Seguiu-se a praia do Esteiro, onde se encontra a foz do rio Esteiro; a praia do Quião e, depois, a Aguçadoura. Antes do almoço, foi ainda possível ver a praia da Barranha, situada junto ao parque de estacionamento do campo do Aguçadoura Futebol Clube.
Após o almoço, o grupo dirigiu-se, de camioneta, para Ofir, onde se fez uma caminhada pela praia, até aos esporões. Finalmente, partiu-se para o último ponto da visita: Esposende, onde se encontra a foz do rio Cávado e a restinga de Ofir. Os alunos puderam, então, aplicar os conteúdos em sala de aula e trabalhar a literacia geológica.

domingo, 28 de maio de 2017

sábado, 27 de maio de 2017

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Ler+mar: trabalho dos alunos

A professora Graça Lopes, após análise dos trabalhos dos alunos, selecionou o que de melhor tinha cada um deles, resultando um só trabalho que partilhamos.


quinta-feira, 25 de maio de 2017

Ler+mar: Trabalhos dos alunos

Após a visita de estudo ao Litoral Norte, integrado no projeto Ler+mar, em que os professores João Pacheco, Conceição Silva, Graça Lopes, Cecília Dias aceitaram o desafio de trabalhar os conteúdos programáticos em parceria com o projeto da biblioteca escolar.
Os alunos deveriam ser o guião, da responsabilidade do professor João Pacheco e, abaixo, podemos consultar o resultado desse trabalho.




terça-feira, 9 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura

A nossa aluna Gabriela, do 11ºCT1, ganhou a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Os nossos parabéns! Parabéns, também, aos nossos alunos quer da escola-sede quer da EB2,3 Egas Moniz, pela sua participação. Um exemplo e um incentivo para todos os alunos.