terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Exposição "Anne Frank - uma história para hoje"




De 11 a 27 de fevereiro exposição Anne Frank -uma história para hoje poderá ser visitada pela comunidade educativa assim como pelos vimaranenses. Esta exposição pretende manter viva a memória de Anne Frank, cujo diário a transformou no símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão, e de informar sobre o período no qual o regime nazi esteve no poder.
A exposição oferece um contdo extremamente atual para reflexão.
A história é contada através da perspetiva da família Frank e é relacionada com a história do Holocausto a partir do   relato   d sobreviventes.   Contém   ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como a liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.
Acrescenta-se a importância, para os dias atuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos direitos humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democticas construídas pelo gérmen da diversidade.
As palavras de Anne, ainda hoje, inspiram-nos a agir: "Como seria maravilhoso que ninguém tivesse que esperar um único momento antes de começar a melhorar o mundo".

(excerto do documento para os visitantes, da responsabilidade Anne Frank House Portugal)



Sem comentários:

Enviar um comentário