terça-feira, 17 de maio de 2011

“Viver e conviver com a deficiência”


No passado dia 6 de Maio de 2011, sexta-feira, teve lugar, na Escola Secundária Francisco de Holanda, a palestra intitulada «Viver e Conviver com a Deficiência». A sessão aberta pela Dr.ª Rosalina Pinheiro, subdirectora e mediada pela Dra. Olga Santos, psicóloga da ESFH, teve como objectivo a consciencialização dos jovens quanto aos obstáculos que os portadores de deficiência encontram tanto a nível social, como profissional.
Após a recepção das diversas turmas no auditório da escola, a plateia foi brindada pela interpretação, por parte do Ricardo Barreto da turma LH2 e da Joana Ribeiro da Escola Secundária das Taipas, de alguns dos temas mais badalados dos filmes de animação, sublimando no espírito daqueles que escutavam, os valores engrandecidos pela Disney.
No primeiro painel, a Dr.ª Rosa Manuela Bastos abordou o tema «Uma Perspectiva de Inclusão Social em Situação Escolar», tendo, para tal, escolhido partilhar a sua vasta experiência enquanto professora de ensino especial e colaboradora da DREN. Entre os exemplos de casos que deu a conhecer, salientou, sobretudo, a determinação, o empenho, a coragem e a força de vontade preponderantes em qualquer jovem, portador ou não de deficiência, como elementos essenciais para o sucesso e a realização pessoal.
Com a referência às mesmas qualidades principiou a Dra. Cristina Dias, psicóloga do IEFP, que nomeou alguns dos projectos disponibilizados a todos os que pretendem entrar no mercado de trabalho - mesmo quando incapacitados a algum nível ou não requeridos pela falta de experiência - transmitindo aos presentes alguns dos direitos assistidos ao trabalhador com deficiência. Além disso, realçou a postura e a atitude do empregado como algumas das mais relevantes características na procura de emprego, mostrando que apenas através de uma luta constante se atingem os objectivos delineados.
No último painel, foi abordada a questão da «Acessibilidade para Todos» desenvolvida pelas alunas Ângela Oliveira e Beatriz Salgado do 12º CT1, que expuseram alguns dos obstáculos com que as pessoas com incapacidade se deparam, no seu quotidiano, na cidade de Guimarães, nomeadamente, no acesso a locais e serviços públicos.
Antes do assunto ter sido aberto a debate, foram visualizados alguns testemunhos de alunos com deficiência, que frequentam a Escola Secundária Francisco de Holanda, em que partilharam com a comunidade educativa experiências e dificuldades. A palestra, à qual se seguiu um pequeno lanche e convívio na biblioteca escolar, foi encerrada com o tema «Estou a Aprender a Ser Feliz» dos Pólo Norte, interpretado pelo aluno Vítor Araújo, da turma 10 LH2.

Sem comentários:

Enviar um comentário